Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pescaria de Traíra com isca artificial

A Traíra é um dos peixes mais comuns em todo país podem ser capturadas durante todo o ano. Nos lagos represas açudes e rios elas nos trazem grandes momentos de alegria.

Eu particularmente costumo pescar este peixes utilizando iscas de meia água, mais elas podem ser capturadas com iscas de superfície, fundo, jigs, hélices e o mais comum na armada com vara de mão ou apenas na linhada.

Para sua pesca com iscas artificiais sugiro a utilização de varas entre 8 e 17 libras, linha multifilamento 0,24mm e carretilha de perfil baixo, para dar mais emoção a pescaria.

Já as iscas artificiais de até 9 cm são uma boa pedida. Sugiro também o uso de um lider de fluorcabono devido aos locais aonde se vai arremessar.

No domingo dia 05/07/09 numa pescaria feita na granja do nosso amigo Samuel usando uma isca de meia água de 8 cm da cabeça vermelha e corpo branco fui contemplado com uma traíra de mais de 1 kilo.
























terça-feira, 7 de julho de 2009

Classificação das varas de pesca

As varas de pesca são classificadas quanto aos comprimentos, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de peso e resistência das linhas e ações. Em seguida veremos ações:

- Ultra lights (UL) ultraleves: Comportam linhas de até 6lbs (2,7kg) e iscas de até 6g (1/32 a 3/16 onças). Excelente para pesca de lambaris, pequenas tilápias, trutas, escrivões, manjubas, saicangas e peixes de pequeno porte.

- Lights (L) leves: Devem ser usadas com linhas de 6lbs (2,7kg) até 12lbs (5,4kg) e iscas de 4g a 11g (1/4 a 3/4 onça). Excelente para pesca de peixes como tilápias, matrinchãs, tabaranas, robaletes, pequeno black bass e betaras.

- Médium (M) médias: Para linhas de 10lbs (4,5kg) a 14lbs (6,4kg) e iscas de 7g a 21g (1/4 a 7/4 onças). Excelente para peixes do porte como robalos, black bass, traíras, sargos, piraputangas, carpas, pequenos tucunarés e pacus.

- Heavy (H) pesadas:Voltadas a linhas de 16lbs (7,2kg) a 30lbs (13,6kg) e iscas de 11g a 28g (3/8 a 1 onça). Excelentes varas para pesca de peixes com o porte de jaús, pirararas, meros, badejos, grandes garoupas, grandes pintados, dourados do mar, pirarucus e cações.

- Musky:O nome de um peixe barra pesada dos EUA, que são peixes ultra pesados. Especiais para linhas acima de 35lbs (15,9kg) e iscas de 40g a 300g. Excelente para peixes do tipo como atuns, piraibas, grandes jaús e meros

Vídeo pesca de Curimba

Assista aqui o vídeo da pesca da Curimba no Rio Paraibuna

Pescaria de Curimba no Rio Paraibuna 17/05/09


Pescaria feita no Rio Paraibuna na região de Serraria.
Curimba de 2,8 kg na massa de farinha de trigo.
Equipamento utilizado:
Vara telescópica Tilápia e molinete Marine Sports 3000 com linha monofilamento 0,33mm.
Que pena que não teremos isso por muito tempo. Devido a pesca discriminada de peixes fora da medida e a construção das FAMOSAS PCHs que alteram o curso dos rios e nem se quer se preocupam em construir escadas para a subida dos peixes nossos filhos e netos estam correndo um serio risco de não desfrutarem deste maravilhoso esporte que é a pesca.